Regionais

IFCE de Crateús lança 2º Prêmio de Pesquisa e Inovação

Reconhecer, divulgar e apoiar a pesquisa e a inovação, com estímulo a ações com potencial de geração de benefícios, desenvolvimento e soluções para problemas da comunidade. Este é o objetivo do 2.º Prêmio de Pesquisa e Inovação do campus de Crateús, lançado hoje, 24 de setembro. A ideia do concurso é disseminar, incentivar e premiar ideias inovadoras que visem a melhoria do Ensino, da Pesquisa e da Inovação, amparados em princípios de formação integral, laica e emancipadora.

A inscrição de projetos deve ser realizada através de formulário eletrônico, disponível de 29 de setembro a 14 de outubro. Poderão se inscrever estudantes do campus de Crateús do IFCE, regularmente matriculados em cursos técnicos ou superiores, com orientação de um professor ou técnico do campus. Os estudantes podem formar equipes com até dois participantes, sendo um deles o responsável pela inscrição e cada equipe só pode inscrever um projeto.

Os projetos devem ser inscritos em duas categorias: Linguagens e Humanidades; e Ciências, Tecnologia e Sociedade. A primeira contempla projetos que propiciem a produção de conhecimento de âmbito regional ou nacional, que produzam aprofundamento de aspectos que envolvam cultura, arte, esporte, economia, entre outros. A segunda categoria contempla projetos que propiciem a produção de conhecimento e aplicabilidade, introdução de novidades ou aperfeiçoamentos no ambiente educativo ou social que resultem em novos produtos, processos ou serviços e que contribuam para melhorias no campus ou na comunidade.

A avaliação dos projetos se dará em duas etapas. A primeira etapa consiste na análise do projeto, realizada por bancas examinadoras compostas por dois professores e um técnico, com formação na área. A segunda etapa é composta pela apresentação oral e on-line do projeto, realizada por um dos autores e avaliada por bancas examinadoras, também compostas por dois professores e um técnico, com formação na área.

Os projetos aprovados na primeira etapa participarão da etapa seguinte. Serão avaliados aspectos como justificativa, metodologia, criatividade, inovação e integração com outras disciplinas. Na categoria Linguagens e Humanidades, haverá bonificação quando o projeto apresentar aspectos como valorização da cultura popular e preservação de patrimônio histórico e cultural. Já na categoria Ciências, Tecnologia e Sociedade, haverá bonificação quando o projeto apresentar inserção em modelo de negócios.

Premiação

Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria, nos níveis técnico e superior. O prêmio consiste em pagamento no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) e certificado. As equipes contempladas também receberão todas as orientações necessárias para a submissão, em forma de artigo científico, dos projetos premiados, em periódicos ou revistas científicas das respectivas áreas de conhecimento.

2.º Prêmio de Pesquisa e Inovação do IFCE campus de Crateús

Edital e outros documentos: 
Inscrição:
 29 de setembro a 14 de outubro de 2021

Público: Estudantes do IFCE campus de Crateús regularmente matriculados em cursos técnicos e superior
Categorias:  “Linguagens e Humanidades” e “Ciências, Tecnologia e Sociedade”
Prêmios: 12 prêmios de R$ 1.000,00

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!