Regionais

Produção de mirtilo e pitaia em Ubajara recebe investimentos do agronegócio cearense

O agronegócio cearense passa por mudanças profundas, com a introdução de novos produtos e o resgate de outros. Além do retorno das plantações de algodão, há o fortalecimento de atividades como o plantio de frutas: como novidades, temos a pitaia (de suposta origem centro-americana) e, agora, o mirtilo (geralmente cultivado em climas temperados), plantado em Ubajara, na região da Ibiapaba.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Francisco Maia Júnior, é um entusiasta do assunto e fala de uma revolução no campo, com a construção de “um novo Ceará”.

O secretário-executivo Sílvio Carlos também destaca o objetivo de buscar novas culturas com menor consumo de água, maior valor agregado e geração de emprego. “O Ceará vive um momento bom, com a nova oferta hídrica e a transposição do São Francisco. É hora de aproveitar oportunidades e buscar novos mercados na China e no Vietnã. Temos câmbio e condições logísticas para expandir a área irrigada”, acrescenta.

Com a entrada de novos produtos, também há uma redução dos riscos. Como se diz no mercado, “não se deve colocar todos os ovos em uma mesma cesta”.

(Redação do Blog Por Neila Fontenele)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!