Regionais

Serra das Almas tem reserva hídrica capaz de abastecer 300 mil cisternas por ano

A Reserva Natural da Serra das Almas, localizada entre os municípios de Crateús, no Ceará, e Buriti dos Montes, no Piauí, tem capacidade hídrica capaz de abastecer quase 300 mil cisternas de placa por ano, de acordo com estudo técnico realizado no fim de 2023 e divulgado no último mês de março.

O estudo, encomendado pela Associação Caatinga e realizado pela LimnoTech, teve como objetivo avaliar o benefício volumétrico de água por meio do escoamento evitado.

“O que isso significa? Quando a floresta está preservada, ela contribui com a infiltração de água no solo, alimentando o lençol freático e a recarga das nascentes”, explica Daniel Fernandes, coordenador-geral da Associação Caatinga.

“A pesquisa [demonstrou] a importância de manter a floresta em pé para que a água seja produzida anualmente, é o que a gente chama de serviços ecossistêmicos: o sequestro e estoque de carbono, o ar que a gente respira, a fertilidade do solo etc.”, adiciona.

O escoamento evitado, de modo mais simples, funciona como se fosse uma cabeça com cabelo. “Quando uma pessoa calva toma banho, a água bate e rapidamente se escoa. Já em uma pessoa que tem cabelo, [a água] vai bater e escoar, mas ainda continua úmido, ainda retém bastante água”, explica o coordenador-geral.

Os resultados revelam que existe um escoamento evitado de 4,7 bilhões de litros de água por ano na região. Isso equivale ao abastecimento anual de 299.062 cisternas de placa com capacidade de armazenamento de 16 mil litros (ML) cada uma. A reserva, além disso, apresenta um benefício volumétrico total de água de 4.785 ML/ano, com base na média anual de escoamento evitado.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!