Regionais

Matéria da TV Verdes Mares destaca a irregularidade da quadra invernosa em Tamboril; Assista.

Com distribuição irregular, as precipitações da estação chuvosa de 2017 foram mais abundantes na região norte do estado e menos frequentes no centro e no sul do Ceará. A distribuição irregular causou um fenômeno curioso: na cidade de Tamboril, há fartura em decorrência da abundância das chuvas em uma região e perdas pela falta dela na mesma cidade.

Enquanto que no distrito de Carvalho, em Tamboril, as chuvas de janeiro a maio trouxeram fartura de água para os moradores e boa safra de milho e feijão, no outro extremo da cidade a situação foi oposta: as chuvas foram escassas e as perdas da agricultura chegaram a 90%.Tamboril fica no centro-oeste do Ceará, a 302 quilômetros de Fortaleza.

Uma das prejudicadas pela falta de chuva na região é a dona Maria, agricultora. Nos últimos anos ela viu a produção de frutas e legumes se perder ano após ano. Mesmo assim, não desiste e segue plantando na esperança de chuvas abundantes. Ela conta que esse ano não conseguiu colher quase nada e que água disponível é somente a do carro pipa. A situação é a mesma em quase todas as comunidades do município.

Veja vídeo da matéria que foi ao ar na TV Verdes Mares, logo abaixo.

(Do G1)

 

Compartilhe:

Comente com Facebook

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!