Regionais

Crateús terá festival regional de música

O projeto “Festival Regional de Música – IFCE Crateús” foi aprovado no edital da Pró-reitoria de Extensão do IFCE para seleção de eventos de arte e cultura em 2018. A primeira edição do evento está prevista para o período de 12 a 14 de novembro de 2018. Foram 34 projetos de eventos inscritos no edital, dos quais 10 foram selecionados para receber o aporte financeiro de R$ 5 mil. O resultado final foi publicado em 6 de setembro.

O projeto do festival visa promover a formação cidadã pela música, a democratização do acesso à cultura e à arte, o diálogo do IFCE com a comunidade, a valorização da cena musical e artística da região de Crateús e a divulgação das ações culturais promovidas pelo campus. O evento terá duração de 3 dias, com oficinas na área musical, pocket shows integrando diversas linguagens artísticas e seis shows de música.

De acordo com o professor César Diniz, coordenador do projeto, a iniciativa fundamenta-se na importância do acesso às artes como ferramenta para a formação cidadã. “Ela desenvolve a sensibilidade, a percepção estética, a criatividade, exercita a observação crítica da realidade e a percepção do valor simbólico das ações e objetos”, considera.

Outro aspecto da relevância do projeto é a oferta de formação técnica, planejada em função das demandas da região. Nessa perspectiva, César destaca também o papel do IFCE na formação e consolidação dos arranjos culturais locais, haja vista a efervescência de bandas filarmônicas, grupos musicais autônomos e os arranjos produtivos ligados ao áudio.

O projeto promove ainda a formação dos estudantes do campus, incluindo alunos dos cursos de música (licenciatura e extensão) que integram a equipe de execução do projeto. Nessa perspectiva, o evento servirá de “laboratório para consolidar e colocar em prática os conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidos em aula”, conclui o professor.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!