Destaques

Projeto proíbe venda de refrigerantes em cantinas e lanchonetes das escolas no Ceará

Está tramitando na Assembleia Legislativa um projeto de Lei de autoria do deputado Manoel Duca (PDT) que proíbe a venda de refrigerantes nas cantinas e lanchonetes instaladas em escolas privadas de educação básica instaladas no Ceará. A matéria já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça,mas ainda precisa passar por outros cinco colegiados.

O texto destaca que os refrigerantes devem ser substituídos por sucos derivados da polpa de frutos, preferencialmente, produzidos no Estado. De acordo com o autor, a proposta tem como objetivos contribuir para a educação alimentar e nutricional; gerar hábitos alimentares saudáveis; prevenir doenças por meio da alimentação saudável adequada; e resguardar a qualidade de vida da população a médio e longo prazos.

Caso a matéria seja aprovada, a fiscalização dos estabelecimentos ficará a cargo da Vigilância Sanitária. Caso não se adequem ao que diz o projeto, as escolas estarão sujeitas a punições previstas na legislação sanitária e até a perda da licença ou alvará de funcionamento.

“Os sistemas de ensino deverão estabelecer as normas e procedimentos para o cumprimento desta Lei no âmbito de suas respectivas redes de ensino. Os sistemas de ensino deverão adotar campanhas educativas sobre alimentação saudável e combate a obesidade infanto-juvenil nas suas respectivas redes de ensino”.

Manoel Duca explica, em sua justificativa, que outras localidades já aprovaram legislações com o mesmo teor. Com a proposta, ele diz buscar “caminhos no sentido de garantir a solução de problemas relacionados à qualidade de vida do cidadão”. “O açúcar é o grande vilão da insegurança alimentar e nutricional de nossas crianças, presente em grande concentração nos refrigerantes, vendidos sem nenhuma regulação em escolas”, explicou.

Relator da matéria na CCJ, o deputado Walter Cavalcante (MDB), além do parecer favorável, também apresentou uma emenda substitutiva ao texto original. O emedebista especifica que a proibição da venda do produto seja feita em escolas básicas privadas de ensino fundamental para crianças de até 12 anos.

“Essa emenda objetiva dar mais eficiência a ideia do projeto, delimitando e visando implantar uma tendência mundial no Estado, de alimentação mais equilibrada e saudável para as crianças de até 12 anos, as quais não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo”, explica Cavalcante.

(Redação do Blog Por Edson Silva)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!