Regionais

Detran do Ceará mantém cerca de 1.200 animais resgatados em Santa Quitéria

Não são incomuns no Ceará casos de acidentes com animais em rodovias. Também é recorrente, para quem dirige pelo Estado, se deparar com animais soltos no caminho. “Será que ele está perdido?”, é um dos questionamentos que chega. Para cuidar da vida desses animais e manter as rodovias em segurança, o Detran-CE decidiu tomar uma atitude. Em Santa Quitéria, que fica a 257 km de Fortaleza, está localizada uma fazenda que abriga cerca de 1.200 animais considerados em situação de abandono, resgatados às margens das estradas.

O local pertencente ao próprio órgão e é apropriado para todo tipo de espécie, entre caprinos, equinos, bovinos e asininos (jumentos), com uma área de 500 hectares, possuindo uma área administrativa, maquinários açudes e até forrageira, utilizada para moer a ração. Além disso, a fazenda possui uma equipe de profissionais que trabalham diariamente para haver o tratamento para os animais. Assim que chegam no local, eles são identificados, examinados e vacinados, para que, assim, possam continuar vivendo de uma forma mais segura e saudável.

“Nossas equipes atuam todos os dias para resgatar os animais abandonados às margens das CE’s e, assim, evitar sinistros que possam colocar em risco a vida dos condutores e dos próprios animais”, explica o gerente do Núcleo de Regionais do Detran-CE, João Carlos Macedo.

Os bovinos e caprinos que são apropriados para o consumo humano e esquecidos pelos seus donos são doados para instituições filantrópicas, hospitais públicos ou escolas públicas, conforme está presente na Lei Estadual nº 13.045/2000. Caso tenham instituições interessadas em realizar algum tipo de doação, basta encaminhar uma solicitação por escrito à Superintendência do Detran-CE, juntamente com a documentação para haver o cadastro e a análise dos requisitos necessários para fazer parte deste projeto.

Caso seja visto algum animal solto por alguma CE, o correto é fazer uma denúncia, por meio do número (85) 3101-4782, ou para o 190. A Polícia Militar do Ceará contata, então, os responsáveis do Detran-CE para recolher o animal.

(Opinião CE)

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!