Regionais

Estudo revela grande reserva hídrica em Crateús capaz de abastecer quase 300 mil cisternas por ano

Um estudo recente da Associação Caatinga revela que a Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), possui um volume de água de 4.785 ML/ano, contrariando os estigmas de seca atribuídos ao bioma.

A pesquisa, realizada pela Limno Tech, empresa de ciência e engenharia ambiental, mostra que essa quantidade de água é suficiente para abastecer quase 300 mil cisternas por ano, o que representa um grande potencial para o desenvolvimento sustentável da região.

“A floresta em pé ajuda a reter a água no solo, alimentando os lençóis freáticos e conservando a umidade na Caatinga para os períodos mais secos do ano. A retenção de água pelas plantas auxilia na manutenção da temperatura através da evapotranspiração, mantendo o clima na caatinga mais ameno e agradável”, explica Samuel Portela, coordenador técnico da Associação Caatinga.

A Caatinga, que abrange nove estados do Brasil e é a floresta semiárida mais biodiversa do mundo, possui cerca de 28 milhões de pessoas vivendo em seu ambiente. O estudo da Associação Caatinga demonstra que o bioma tem um grande potencial para fornecer água para essas pessoas, além de outros serviços ecossistêmicos essenciais.

A Associação Caatinga atua na proteção do bioma e no fomento ao desenvolvimento local sustentável desde 1998. O projeto No Clima da Caatinga (NCC), patrocinado pela Petrobras, implementa o Modelo Integrado de Conservação da Caatinga, que busca proteger o bioma integrado ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais ao redor da Serra das Almas.

O NCC envolve 4.000 famílias de 40 comunidades em projetos socioambientais, reconhecendo a importância de vincular a convivência com o semiárido à geração de renda e ao progresso local. Uma das linhas de ação do projeto é a instalação de tecnologias sociais de captação e reuso de água, bem como saneamento rural, promovendo saúde e bem-estar para as famílias atendidas.

O estudo da Associação Caatinga é um importante passo para mudar a percepção sobre o bioma e para promover o seu desenvolvimento sustentável.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!