Regionais

Catunda e outros municípios cearenses receberão vans adaptadas para programação cultural

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e o Ministério da Cultura (MinC) anunciaram a aprovação de duas rotas do projeto MovCEU, iniciativa que visa democratizar o acesso à cultura em municípios cearenses com menos de 20 mil habitantes. As vans adaptadas, que se transformam em diversos equipamentos culturais, circularão por 20 cidades do interior do estado, levando arte, conhecimento e entretenimento para a população.

Os veículos do MovCEU se transformam em bibliotecas, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações diversas, entre outras possibilidades de uso cultural. A iniciativa garante que cada município seja atendido pelo menos uma vez por mês, contemplando tanto áreas urbanas quanto rurais, com foco em famílias de baixa renda.

A primeira rota do MovCEU atenderá a região do Sertão de Canindé, Sertão Central e Maciço de Baturité, percorrendo os municípios de Madalena, Choró, Itapiúna, Capistrano, Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Palmácia. Já a segunda rota beneficiará o Sertão de Crateús e Sertão de Sobral, com itinerário pelos municípios de Monsenhor Tabosa, Catunda, Hidrolândia, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Graça, Pacujá, Mucambo e Cariré.

A iniciativa MovCEU é uma importante ferramenta para democratizar o acesso à cultura e promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades do interior do Ceará. Através da itinerância das vans, a população terá a oportunidade de participar de diversas atividades culturais, como oficinas, apresentações artísticas, exposições e muito mais.

A previsão para a entrega dos veículos é ainda em 2024. A Secult-CE e o MinC acreditam que o MovCEU terá um impacto positivo na vida das pessoas, promovendo a inclusão social, a formação de público e o desenvolvimento cultural do estado do Ceará.

O lançamento do MovCEU marca um novo capítulo na política cultural do Ceará. A iniciativa demonstra o compromisso do governo com a democratização do acesso à cultura e com a promoção do desenvolvimento humano e social das comunidades do interior do estado.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

error: Conteúdo Protegido !!